Um estudo de 2018 avaliou os efeitos da massagem de aromaterapia com gerânio na síndrome pré-menstrual (TPM). [1]
Introdução:
As alterações que desaparecem gradualmente com o início da menstruação são chamadas de síndrome pré-menstrual (TPM). Atualmente, o uso de ervas com efeitos medicinais é um dos métodos de tratamento mais comuns, somados com tratamentos à base de antiinflamatórios e inibidores da recaptação da serotonina, e a aromaterapia e a massagem com soluções e óleos aromáticos são considerados tratamentos alternativos ou complementares. O gerânio, conhecido cientificamente como Pelargonium graveolens, que tem um óleo essencial chamado gerânio extraído de suas folhas, estimula o córtex adrenal e é usado para tratar doenças nas quais se busca um equilíbrio hormonal feminino. Os efeitos da massagem de aromaterapia com gerânio na depressão em mulheres na pós-menopausa foram investigados em um estudo e a gravidade da depressão foi reduzida em mulheres na pós-menopausa. [2] Além disso, Matsumoto et al. investigaram os efeitos da aromaterapia por inalação nos sintomas emocionais da TPM, mas até agora nenhuma pesquisa foi realizada sobre os efeitos da massagem de aromaterapia nos sintomas da TPM. Além disso, Boukhatem et al. introduziu o gerânio como um medicamento anti-inflamatório.[3] Até o momento, a massagem de aromaterapia tem sido usada no tratamento de doenças crônicas, como dismenorreia, depressão, ansiedade e distúrbios do sono.[4] Dada a alta prevalência de TPM na comunidade e seus efeitos na vida individual e social das mulheres função, bem como complicações de tratamentos prolongados e procedimentos médicos caros, o estudo relatado abaixo foi conduzido para determinar os efeitos da massagem de aromaterapia na TPM.
Métodos:
Estudantes do sexo feminino da Universidade de Ciências Médicas de Rafsanjan que viviam em dormitórios universitários na faixa etária entre 18 e 29 anos foram estudadas. Os critérios de inclusão incluíram períodos menstruais entre 21 e 35 dias, não tomar medicação antidepressiva, não fazer terapia hormonal, não usar vitaminas, cirurgia e morte de um ente querido nos últimos 3 meses.
Um total de 120 alunas com diagnóstico de TPM foram divididas aleatoriamente em três grupos: um grupo controle, um grupo de massagem com aromaterapia e um grupo de massagem sem aromaterapia. Óleo essencial de gerânio 2% em óleo de amêndoa e óleo de amêndoa doce sem o gerânio foram utilizados no grupo de massagem de aromaterapia e grupo de massagem, respectivamente. O protocolo de massagem de aromaterapia foi executado por 8 semanas.
A massagem foi realizada com a técnica de effleurage e a cada vez foram aplicados 8 ml de óleo nas regiões do abdômen e braços gradativamente. A massagem Effleurage é feita com toques muito leves e rítmicos na parte inferior do abdome em movimentos circulares para a esquerda e para a direita, sem exercer qualquer pressão da palma ou dos dedos. A ficha de registro diário dos sintomas foi coletada ao final de cada mês, e os resultados foram avaliados ao final do tratamento.
Resultados:
O estudo revelou que a massagem com aromaterapia diminuiu os sintomas físicos e mentais da TPM e a massagem terapêutica também diminuiu os sintomas físicos e mentais da TPM (P < 0,001); no entanto, essa diminuição foi maior no grupo de massagem com aromaterapia (P < 0,001).
Neste estudo, a gravidade dos sintomas físicos e mentais da TPM em todas as participantes que receberam oito sessões de intervenção tiveram uma redução significativa em comparação com o grupo controle; no entanto, a redução foi maior no grupo de massagem com aromaterapia do que no grupo de massagem sozinho. Artigos de revisão relatam muitos estudos sobre aromaterapia, mas muito pouca pesquisa foi feita sobre massagem de aromaterapia, particularmente seus efeitos na TPM. Matsumoto et al. [5] investigaram apenas os efeitos da aromaterapia nos sintomas emocionais da TPM, e seu estudo mostrou que a inalação de aromaterapia reduziu os sintomas emocionais da TPM, mas estudamos a massagem de aromaterapia e os sintomas mentais e físicos.
Este estudo também mostrou que a gravidade dos sintomas físicos, como dor de cabeça, dor no peito, inchaço e edema dos membros, diminuiu mais no grupo de massagem com aromaterapia do que no grupo de massagem e também no grupo de controle. Portanto, seria considerado mais eficaz quando os efeitos positivos da aromaterapia são adicionados à massagem terapêutica. Uma vez que esta pesquisa é o primeiro estudo no campo da massagem de aromaterapia e seus efeitos na TPM, e resultados positivos foram obtidos, mais estudos são recomendados para confirmar os achados.
Conclusões:
Em geral, os resultados mostram que a massagem de aromaterapia com gerânio melhora os sintomas físicos e mentais da TPM, aumentando o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando a depressão e restaurando o equilíbrio metabólico. Como a TPM cria muitas limitações para as mulheres durante os anos reprodutivos, a massagem de aromaterapia com gerânio é recomendada para melhorar os sintomas da TPM como um tratamento complementar, de baixo custo e não invasivo.
Referências:
[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6238350/
[2] Lotfipur-Rafsanjani S, Vaziri-Nejad R, Ismailzadeh S, Ansari-Jaberi A, Bekhradi R, Ravari A, et al. Comparison of the efficacy of massage therapy and aromatherapy massage with Geranium on depression in postmenopausal women: A clinical trial. Zahedan J Res Med Sci. 2015;15:29–33. [Google Scholar]
[3] Boukhatem M, et al. Rosegeranium essential oil as a source of new and safe anti-inflammatory drugs. PMCID. 2013 [PMC free article] [PubMed] [Google Scholar]
[4] Dante G, Facchinetti F. Herbal treatments for alleviating premenstrual symptoms: A systematic review. J Psychosom Obstet Gynaecol. 2011;32:42–51. [PubMed] [Google Scholar]
[5] Matsumoto T, Asakura H, Hayashi T. Does lavender aromatherapy alleviate premenstrual emotional symptoms. A randomized crossover trial? Biopsychosoc Med. 2013;7:12. [PMC free article] [PubMed] [Google Scholar]
Comentários